Substantivo masculino. Nas religiões monoteístas, uma só divindade suprema, o ser que criou o universo e todas as coisas que nele existem. Divindade.
Assim, o Senhor, é Deus, Onipresente, Onisciente e Onipotente, o Todo-poderoso.
Poderíamos interrogar então: e as citações bíblicas da existência de outros deuses?
“Não terás outros deuses diante de mim” Ex 20, 3
“Se deixardes o Senhor e servirdes a deuses estranhos, então, se voltará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito bem” Js 24, 15-24
De fato, é importante a observar a grafia, onde deus com letra minuscula é referente a coisas e ídolos aos quais os homens adoravam e adoram quando removem os olhos de Deus, com letra maiúscula.
Outro ponto importante é que a palavra Deus não é o Seu Nome, a utilizamos para referenciar ao Criador, mas o Seu Nome é outro.
Quando Moisés lhe perguntou Seu Nome, Deus disse: “Eu sou Aquele que sou”. E começou a ser chamado de “Ele é”. Esse Nome sagrado era escrito na língua hebraica com quatro letras: YHWH. Com a pronúncia aproximada de “Javé”.
Para obedecer ao segundo mandamento, “não tomar seu santo Nome em vão”, os hebreus nunca o pronunciavam, dizendo em seu lugar “Adonai”.
Enquanto Adonai é um termo que significa “meu Senhor”.
Mas voltando a pergunta: Deus é um título…
Nós seres humanos somos fracos. Logo, tudo que seja maior que nós, achamos ser um deus. A chuva, o sol, o dinheiro, qualquer anjo caído, um governador, um imperador, enfim qualquer coisa que tenha mais poder que o ser humano (até mesmo outros humanos).
Então não, Deus não é um título. Ele é o que é.
E enquanto não compreender a grandeza de Deus, continuará a buscá-lo nos locais errados.
Deixe um comentário